Notícias

Notícia

Final do Debate Universitário trouxe a reflexão sobre temas de preocupação mundial 15/08/2018


Alunos participantes dos debates. e Coordenador do 2018 Alexandre Muller França.



Momentos de grandes desafios pessoais aconteceram nesta terça, 14 de agosto na grande final do Debate Universitário, organizado anualmente pela JCI Rio do Sul. As instituições e alunos participantes da sexta edição do concurso foram: Senac, com Letícia Schmitt, João Alfredo Kretzschmar e Emerson Tiago Santana e Uniasselvi com Bruno Hoepers, Edinaldo Roberto Huntemann e Michelly Mayara Donschen Pavanello.
A sala da videoteca da Fundação Cultural estava lotada por alunos, convidados, jurados, membros e senadores, sendo possível assistir o desempenho de alto nível dos debatedores de cada equipe.

João Alfredo, um dos debatedores comenta sua experiência, “Acredito que um debate é sempre uma maneira de aprimoramento e desafio. É de grande importância para uma melhor percepção e entendimento do mundo onde vivemos. É sempre importante ouvirmos o outro lado da questão e conversarmos com pessoas que não somente pensam igual a nós, gerando um crescimento mútuo na formação de opinião.”


Com duas rodadas de debates com os assuntos “A crise econômica no Brasil é culpa do desinteresse da sociedade pela política” e “A única forma de erradicar a pobreza extrema até 2030 no Brasil é continuar com o Bolsa Família e as Cotas em Universidades”, os jurados tiveram a árdua tarefa de escolher o trio campeão representada pelo SENAC – Rio do Sul. Os vencedores ganharam um módulo de 6 meses de curso de inglês na Escola de Idiomas inFlux

Preparação foi a chave para formar os vencedores, relata Roberto Correia Ribeiro, professor da equipe vencedora, "Tive a oportunidade de acompanhar todo o processo de preparação dos alunos, e como professor da área de comunicação do Senac, sentir-se parte da equipe. Tem um gosto especial essa conquista, pela forma como nos preparamos e pelo apoio de todo o time da nossa instituição.


Coordenado pelo membro junior Alexandre Muller França e sua comissão o projeto tem o objetivo de estimular o debate, estudo e reflexão sobre temas de preocupação mundial, tais como segurança, saúde, respeito, cidadania, paz, justiça, economia, meio ambiente e educação, comprovar que a geração de oportunidades práticas, caracteriza-se como forma indiscutível de preparar e treinar novas lideranças. Para Alexandre esta edição foi especial , "A grande final fechou o projeto com chave de ouro, pois ver o resultado de todo preparo, empenho e compromisso dos participantes nos faz ter a certeza de que geramos mudança positiva para estes jovens, cumprindo a nossa missão JCI de sermos cidadãos ativos”.

Parceiros:

A JCI Rio do Sul agradece todos os parceiros de 2018 por acreditarem nos projetos da entidade, as instituições de ensino superior SENAC e Uniasselvi por estimular os alunos a participarem, e a Fundação Cultural de Rio do Sul pelo apoio na infraestrutura.

O Projeto Debate Universitário:
Tem o formato de concurso, onde dois grupos de 3 integrantes debatem entre si sobre um tema sorteado entre alguns previamente selecionados. O posicionamento de cada equipe (contra ou a favor) também é sorteado no momento do concurso, o que faz com que as equipes tenham que se preparar previamente para defender dois pontos de vista sobre cada tema do concurso. As equipes têm seu desempenho avaliado por um grupo de jurados e aquela que apresentar melhor desempenho no debate é declarada vencedora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *